Token USB com certificado não quer lê mais: O que fazer neste caso

Necessito usar meu certificado digital para emitir uma nota fiscal mas eu constatei que meu token com certificado não quer lê mais, estou com problemas?

Na prática, o certificado digital (padrão ICP-BRASIL) funciona como uma identidade virtual, permitindo a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Os certificados contém os dados de seu dono conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora(AC) e o órgão regulador no Brasil é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Um certificado digital também traz agilidade, redução de custos e segurança. A certificação digital hoje permite que processos possam ser feitos totalmente por via eletrônica. Com isso os processos e validações tornam-se menos burocráticos, mais rápidos e por conseguinte, mais baratos.

Pode parecer mais um exigência do governo, precisar de mais uma tecnologia para fazer uma assinatura, mas há uma razão forte pra isso: a segurança digital. O meio virtual é tão vulnerável a fraudes quanto o meio físico. Isso porque nas transações feita na internet, a Assinatura Digital é uma tecnologia que usa criptografia assimétrica (usando duas chaves que se relacionam, uma chave pública e outra chave privada) e garante de forma incontestável três características: a autenticidade (a informação e a identidade de quem assinou o documento são verdadeiras), a integridade (o documento não foi alterado depois de assinado) e o não repúdio (a pessoa não pode negar que assinou o documento).

Mas quando acontece isso: Eu descobri que meu token com certificado não quer lê mais? Muitos não sabem o que fazer para resolver isso quando isso acontece.

Continue lendo este texto para saber.

Vamos conversar sobre o Token USB com certificado digital não quer lê mais

O que fazer em caso de ter token que não lê?

Antes de seguir este texto, tenha certeza de que não há mais nada a ser fazer sobre o Token USB com certificado não quer lê mais. Neste caso você pode entrar em contato com o suporte do seu certificado digital ou também pode olhar se é algo no seu notebook, como a porta USB por exemplo. Teste seu token em outro notebook para ter certeza que não está funcionando.

Agora, imagine a seguinte situação: Você perde sua cédula de identidade (RG), como aquela identidade era única e exclusiva sua, você é obrigado a procurar o órgão expedidor ou emissor (na maioria das vezes, é a Secretaria de Segurança Pública – SSP) do seu estado para ele fazer uma nova via para você, e claro será cobrado um preço de você por isso.

Assim como o RG, com o Certificado Digital acontece o mesmo, pois ele também é único, pessoal e intransferível.

Lembre-se que um certificado digital é emitido uma única vez quando você o compra. Portanto, se você tem a certeza que o problema não tem solução (o token com certificado não quer lê mais), saiba que não tem como recuperar o certificado digital porque mesma ainda estando válido, diante dessa situação, você não tem mais chance de usá-lo.

Assim, é necessário revogar seu certificado digital. O próximo passo é comprar outro. Pense que é a mesma coisa de quando você tem um problema, por exemplo, com o par de chaves da sua fechadura e com a sua identidade de papel(RG) que explicamos anteriormente.

Agora vamos detalhar os próximos passos.

Passo 1: Revogue o certificado com problema

É muito simples saber o que significa revogar o certificado digital. Basicamente, a revogação nada mais é do que o cancelamento da identidade virtual do titular. Obviamente, isso significa que ele deixará de assinar digitalmente qualquer documento.

Você, como responsável do certificado digital, é a única pessoa que pode fazer isso. Nenhuma outra pessoa está autorizada a fazer isso em seu lugar. Portanto, toda a burocracia do cancelamento recai sobre você. Ou seja, é você quem terá de fazer contato com a AC e solicitar a revogação. Não há como delegar isso para outra pessoa.

Todas as empresas, que emitem os Certificados Digitais, têm canais próprios para solicitar a revogação.

A revogação poderá ser solicitada das seguintes formas: web ou presencial.

Ela pode ser solicitada a qualquer momento pelo titular do certificado, sempre que entender que exista a necessidade de realizar o seu cancelamento, devido ao comprometimento da segurança ou mudanças das informações do certificado, entre outros motivos possíveis.

Os exemplos ajudaram na compreensão sobre o que significa revogar o certificado digital?

Solicitando a revogação pela internet

Para revogar o certificado digital, é necessário seguir o passo-a-passo fornecido pela AC responsável pela sua emissão sejam seguidas à risca.

Acesse o site da sua Autoridade Certificadora e procure o algum link para revogar o certificado digital e siga o passo-a-passo.

O processo estará completo depois que o certificado revogado for incluído na Lista de Certificados Revogados(LCR). A confirmação da revogação será enviada para você.

Solicitando a revogação presencial

Nesse caso, o responsável do certificado deve comparecer ao Ponto de Atendimento em que realizou a emissão do mesmo, munido de um documento de identidade, apresentando: CPF ou CNPJ, RG e os motivos da revogação requerida.

Um Agente de Validação será o responsável por executar o seu processo de revogação. Quando o procedimento for finalizado, você receberá o comprovante de solicitação de revogação e receberá no seu e-mail cadastrado a confirmação de finalização do processo.

Na impossibilidade de efetuar a revogação pelo site ou pessoalmente, entre em contato com a empresa, pois eles saberão o que fazer neste caso.

É possível reativar o certificado digital depois do processo de revogação?

É impossível reverter a revogação do certificado digital. Uma vez cancelado, a certificação perde a funcionalidade. Tokens, cartões e até ambientes virtuais de proteção do certificado digital deixam de fazer sua função. Por isso, saber quando revogar o certificado digital é muito mais do que simplesmente saber que se trata do cancelamento. Representa não dispor mais de muitas facilidades proporcionadas pela certificação.

Passo 2: Comprando um novo certificado digital

Faça a compra de um novo certificado digital. No caso do tipo A3, verifique no local onde for adquirir novamente, se você pode reaproveitar o cartão/token para gravar um novo nele. Em caso positivo, você pode comprar apenas o certificado e a Autoridade Certificadora irá grava-lo no mesmo dispositivo que você já possui, isso é bom porque vai sair barato para você.

Mas o certificado que tinha ainda estava válido por mais 1 ano, a AC tem que me fornecer gratuitamente outro certificado digital? Bem, a resposta é não. Como o certificado digital é único, mesmo que você ainda tenha um prazo de validade para expirar, pelo fato de ter um token que não lê, ele não poderá ser mais usado. Será necessário emitir um novo certificado digital e isto é como se você estivesse comprando um novo produto. Saiba que isso é uma mercadoria como outra qualquer, logo, não há empresas que te ofereceram um sem custo.

Conselho: Que tal pesquisar os preços antes de comprar um novo?

Saiba que não existe certificado ICP-Brasil grátis e o ITI (órgão regulador) não controla os valores praticados pelo mercado. O custo varia de acordo com a empresa, localidade, com o tipo do certificado oferecido e validade do documento. Desta forma, deve-se consultar os sites de cada Autoridade Certificadora para obter os preços.

Como não existe uma forma de usar novamente seu certificado digital com problema, você vai precisar comprar um novo e assim pesquisar ofertas e promoções é fundamental. Por isso fizemos a Compare Certificado Digital para que todos saibam onde está mais barato. Acessa lá!

Extra: como tentar evitar ter um token que não lê novamente

Apesar de toda a tecnologia utilizada na fabricação, tokens e cartões precisam de cuidados durante seu manuseio. Para manter o bom funcionamento deles, é bom adotar alguns procedimentos.

  • Tente conectar o certificado em uma porta USB do computador de modo a evitar que pessoas possam esbarrar nele, este procedimento pode evitar um possível um curto-circuito dele.
  • Mantenha os longe do sol e evite colocar objetos sobre eles.
  • A dica dos especialistas em organização é que você crie o hábito de deixar cada coisa no seu lugar. Assim você evita perder seu certificado digital, por exemplo. Organização é fundamental para ganhar tempo e ser mais produtivo.
  • Evite ter água perto do certificado, assim como qualquer outro componente elétrico.
  • Para transportar, mantenha-os bem apoiados e protegidos de quedas e trepidações.
  • Tenha atenção aonde vai usar o certificado, evite líquidos e poeira perto deles, um aspirador de pó vai ajudar muito.
  • Sempre use um estabilizador para evitar picos de energia nas portas USB e, consequentemente, no certificado digital conectado ali. Não coloque muitos equipamentos num só tomada.
  • Para limpá-los, use apenas pano seco ou algodão umedecido. Nunca use água diretamente, acetona, solventes ou qualquer outro produto químico.

Mantendo esses cuidados você vai prolongar a vida do seu certificado e o mais importante, vai evitar problemas.

Depois me conte o quanto você aprendeu com o nosso post, combinado? Tudo de bom para você e até o próximo conteúdo! Até a próxima!