Oi, tudo certinho? Hoje nos vamos falar sobre comprar um certificado com validade de 12 meses ou 36 meses. Vou contar foi meus aprendizados e se vale a pena.
Este é mais um texto da Compare Certificado Digital. Por isso este artigo foi escrito, por isso reserve alguns minutos do seu dia para ler ele totalmente.
Vamos falar sobre o que é um certificado
No mundo atual e cada vez mais digital, estamos diante de muitas formas de golpe, como o phishing onde um golpista usa engenharia social para conseguir nosso dados pessoais. Desta forma, é necessário adotar medidas de segurança durante o compartilhamento de informações sigilosas feitas digitalmente. Para que isso seja possível é necessário adotar uma tecnologia de identificação segura, entre receptor e o emissor, e o certificado é uma opção que tem ganhado mais espaço a cada dia.
O certificado é uma assinatura virtual que possui todos os dados do seu dono e serve como um RG. Ele identifica e assegura os dados de pessoas e organizações e tem se tornado cada vez mais a opção segura para quem quer otimizar processos burocráticos sem precisar sair de casa para ir ao cartório reconhecer firma, por exemplo.
Preciso mesmo adquirir um certificado digital?
Quando se diz “preciso comprar”, duas questões vem a mente:
- será que eu sou obrigado a ter um certificado?
- é necessário gastar dinheiro por um certificado?
Em relação a obrigatoriedade, para algumas questões o certificado digital é obrigatório, e isso depende do que você precisa fazer. Em geral, esta obrigatoriedade, é mais forte para empresas. Tenha certeza que é obrigatório pra não ficar gastando dinheiro atoua. Veja este artigo para mais detalhes.
Sobre existir um certificado digital gratuito, saiba que ele é uma tecnologia de identificação que precisa ser comprada, nós já explicamos aqui.
Devo fazer a compra de qual certificado digital?
Saiba que você pode fazer um certificado quando você quiser e não há uma regra quanto a quantidade, você pode fazer a compra de quantos quiser. Mas antes é importante ter certeza qual você deve comprar.
Dica: Para seguir aqui é importante que você já saiba qual certificado será necessário para o seu caso, caso ainda não saiba, veja esta dica aqui e depois volte a ler este texto.
Pronto agora eu entendo que você já sabe qual certificado você precisa, você só quer um comparativo: se é melhor comprar um certificado digital com validade de 12 meses ou 36 meses.
As 3 principais características para comprar o seu certificado digital
Antes de adquirir você precisa saber as 3 características principais dos certificados digitais. Todo lugar que você vai comprar um certificado você deverá informar aquilo que deseja. As 3 características principais são o modelo, o tipo e a validade. Vamos falar sobre cada um deles a seguir.
Modelo do certificado
O modelo é uma característica que representa o que o certificado digital vai identificar, as opções mais comuns são:
- modelo NF-e: identifica uma pessoa jurídica (exclusivo para assinatura de nota fiscal eletrônica);
- modelo e-CPF: serve para identificar uma pessoa física;
- modelo e-CNPJ: identifica uma pessoa jurídica (permite identificação completa em qualquer lugar: autenticação na Receita Federal, assinatura de nota fiscal eletrônica, etc);
Tipo do certificado
O tipo é uma característica que representa o formato de armazenamento do certificado, as opções mais comuns são:
- tipo A1: certificado digital emitido em arquivo (com extensão .pfx);
- tipo A3: certificado é gravado em um dispositivo externo (token ou cartão);
Sendo assim, colocamos as principais opções nos dias atuais:
- Kit leitora (tipo A3);
- Cartão (tipo A3);
- Token (tipo A3);
- Arquivo (tipo A1);
Validade do certificado
A validade é uma característica que representa o período de tempo que o certificado vai funcionar, as opções mais comuns são:
- 36 meses: o certificado digital tem o período de uso de 3 anos;
- 12 meses: o certificado tem o período de uso de 1 ano;
- 24 meses: o certificado terá validade de 2 anos;
Entenda o que significa “validade” do certificado?
Todas estas 3 características fazem parte do seu certificado digital.
Além do tipo e modelo, é importante conhecer em detalhes o que é “validade” para não adquirir de um produto que não lhe atende.
Veja que a validade reflete diretamente na duração de tempo que certificado digital vai funcionar. Isto vai influenciar diretamente no tempo você vai precisar parar o que está fazendo para renovar o certificado.Tem pessoas que adquirem com validade de 36 meses(3 anos) pois não querer se preocupar com isso pelos próximos anos, outras pessoas adquirem com validade de 12 meses(1 ano) para ter mais controle.
A validade de um certificado digital é uma das características que você precisa ficar mais atento.
Porque certificado digital tem validade?
Muitos tem dúvida sobre porque certificado digital tem validade. Muitos acham que é uma maneira das empresas certificadoras lucrar em cima das pessoas.
Muitas coisas hoje possuem validade: remédios, alimentos, itens de higiene, cartão de crédito/débito, etc. O certificado também possui uma data de validade.
Como já explicamos aqui, a validade está relacionado a segurança. A validade é uma trava para a segurança do certificado.
Validade é um padrão de segurança
Com o avanço da tecnologia e a velocidade de processamento, a validade reduzida é útil para atualizar o certificado para novos padrões de segurança e criptografia. Por exemplo: Um padrão de criptografia criado chamado SHA-1 (foi criado em 1995), atualmente ele se tornou obsoleto e inseguro. Assim, qualquer tecnologia existente (sistemas, provedores, sites, hospedagens, desenvolvedores, etc) deve migrar do SHA-1 para o novo algoritmo de criptografia mais robusto, como o SHA-2.
Além de novos padrões de segurança, a data de validade também permite que os dados do titular estejam sempre atualizados. Os sócios das empresas, por exemplo, mudam de mãos o tempo todo. Sendo assim, você gostaria que um representante legal que não é mais sócio da empresa tivesse um certificado ainda válido? Eu acredito que não!Acho que isso não é uma boa ideia.
Depois de vencido o seu certificado vai parar de funcionar. Ao tentar usar um certificado vencido ou expirado, os navegadores e outros softwares não irão autorizar o uso e vão exibir um aviso de erro informando que está vencido.
Veja melhor o que significa a validade de 12 meses e também a validade de 36 meses.
O que significa o termo “a validade de 12 meses”?
A validade de 12 meses significa 1 ano. Portanto, se você comprar um certificado no dia 28/06/2022, ele vai funcionar até 28/06/2023.
Veja a imagem abaixo do certificado digital que está no navegador e as informações de validade. Veja nos detalhes é possível ver que o certificado digital tem o ano, o mês e o dia que ele vai deixar de funcionar:
O que significa o termo “a validade de 36 meses”?
A validade de 36 meses significa 3 anos. Portanto, se você comprar um certificado no dia 28/06/2022, saiba que ele vai expirar em 28/06/2025.
Veja na imagem abaixo do certificado que está no navegador e os dados relacionados de validade. Nesta tela é possível ver que o certificado tem o ano, o mês e o dia que ele vai deixar de funcionar:
Comparação: 12 meses e 36 meses
sobre comparar 12 meses e 36 meses saiba que em relação a estas duas validade, é importante avaliar cada caso específico. O ponto de partida para responder esta questão é por quanto tempo você vai precisar usar o certificado digital.
Saiba que comparar validades tem mais sentido para certificados do tipo A3(emitidos em cartões ou tokens), isto por que o certificado digital do tipo A1 possui uma opção de validade somente que é a de “1 ano”. Assim, se você precisar adquirir um certificado deste tipo, saiba que você terá que renová-lo anualmente, fim de papo.
A vantagem do 12 meses é justamente saber que você vai utilizar por 1 ano apenas. Veja algumas situações em que o certificado de 12 meses é a opção mais vantajosa:
- Você vai participar de algum projeto temporário que vai durar 12 meses apenas e que precise de certificação digital, assim o certificado de 1 ano é uma boa escolha.
- Digamos que você tem dúvidas se você vai precisar utilizar o certificado digital por mais de 1 ano, sendo assim comprar um certificado digital com mais de 12 meses é jogar dinheiro fora.
- Digamos que você quer sempre estar com um certificado digital válido próximo a alguma coisa anual que você faça (como a declaração anual de imposto de renda de pessoa física).
- Imagine que você faz parte de algum tipo de organização que escolha seu representante todo ano (uma firma, cooperativa, representante do condomínio, associação, etc), assim a validade de 1 ano é vantajosa.
- Você gosta de se organizar anualmente, logo o certificado de 1 ano é vantajoso pra você.
Já a vantagem do 36 meses é justamente ter em mente que você vai utilizar por 3 anos apenas. Fizemos algumas suposições para que você avalie quando o certificado de 36 meses é a opção mais vantajosa:
- Você faz parte de algum tipo de organização que escolha seu responsável legal a cada 36 meses como uma corporação, grupo privado, sindico do condomínio, associação, etc, assim a validade de 3 anos é vantajosa.
- Você está pensando se você vai precisar usar o certificado digital por mais de 3 anos, sendo assim adquirir um certificado digital com mais de 36 meses é jogar dinheiro fora.
- Vamos supor que você é uma pessoa que gosta de se organizar a cada 36 meses, logo o certificado digital de 3 anos é vantajoso pra você.
- Vamos supor que você quer sempre estar com um certificado digital válido próximo a alguma coisa que aconteça a cada 3 anos.
- Imagine que você ganhou uma bolsa para algum projeto que vai durar 36 meses apenas e que precise de certificação digital, assim o certificado digital de 3 anos é uma opção interessante.
Veredito: fazer a compra de 12 meses ou 36 meses?
Cada caso deve ser analisado levando em contas as suas necessidades. Veja duas dicas para que você saiba o que fazer agora.
Dica 1: Caso seja obrigatório fazer a compra de um especifico, compre o que foi exigido
A primeira coisa a ser avaliada é se quem solicitou um certificado de você deve ser necessariamente de um modelo, tipo e validade específicos. Se este foi o seu caso, é uma perda de tempo ficar procurando saber se é melhor fazer a compra de 12 meses ou 36 meses. Neste caso a nossa sugestão que você compre exatamente o que foi orientado para evitar problemas futuros. O órgão que te exigiu um certificado digital específico tem suas justificativas pra isso. Se você ficou com dúvida sobre esta exigência, exija explicações de que te exigiu a certificação digital para entender os motivos.
Dica 2: Avalie as vantagens de cada um
Agora, se não houve nenhuma exigência em relação a fazer a compra de 12 meses ou 36 meses, a nossa indicação é que você avalie a lista de vantagens que fizemos em relação a cada item para saber o que melhor se encaixa ao seu caso. Comprar um certificado digital correto vai fazer você economizar tempo e evitar problemas futuros caso compre um produto errado.
Saiba como a Compare Certificado digital pode te ajudar?
Para você que já se decidiu qual vai adquirir, veja as soluções da Compare Certificado Digital para ajudar você a fazer a compra da melhor maneira possível.
Manual em vídeo: Compramos um certificado digital passo-a-passo (5 passos)
Para que você veja todo o processo, fizemos a compra de um certificado digital ICP-Brasil passo-a-passo e mostramos todos os detalhes deste processo em vídeo. Veja os 5 passos: compra, validação, emissão, instalação e uso numa aplicação real. Não perca mais tempo, assista a nossa série de vídeos GRATUITAMENTE e depois basta seguir os mesmos passos para fazer a compra do seu.
Buscador de ofertas
O Buscador de ofertas foi projetado para agregar os cupons de desconto dos nossos parceiros para você. Ele é uma ferramenta útil para obter vantagens antes de comprar seu certificado, porque além de encontrar promoções, você compra mais barato.
Mapa do Certificado Digital
O Mapa do Certificado Digital é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as pessoas a encontrar uma empresa certificadora credenciada mais próxima de onde você está. Este mapa é de grande utilidade para as pessoas que não estão aptas a fazer a validação online do certificado, via videoconferência, e por isso precisam ir a um posto de atendimento para validação da documentação do seu certificado.
Espero que você tenha gostado desse post. Nós vemos no próximo post. Até breve e muito sucesso.