Token USB com certificado estragou: Como proceder

Eu percebi que meu token com certificado estragou. O que devo fazer?

Ele é um arquivo eletrônico que contém dados sobre a entidade (pessoa física, pessoa jurídica, equipamento, etc) que emitiu o documento, assim como a chave de acesso que é de posse exclusiva do portador do certificado.

Ao comprar um produto deste, é mais comum que ele venha na forma de arquivo .pfx (tipo A1), ou na forma física de um token ou um cartão inteligente tipo A3. Estes dispositivos precisam ser utilizados no computador a cada Assinatura Digital.

Pode parecer incômodo, uma coisa a mais para carregar, mas existe um motivo nobre: a segurança digital. O ciberespaço é tão vulnerável a fraudes quanto o meio físico. E assim como a assinatura no papel, a assinatura digital identifica o remetente de determinada mensagem eletrônica, garantindo, portanto, autenticidade, integridade, confiabilidade e o não-repúdio. Seu autor não poderá, por forças tecnológicas e legais, negar que seja o responsável por seu conteúdo. Isso acontece porque a assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico de modo que alguém alterar algo neste documento depois de assinado, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma bloquear seu conteúdo, pois qualquer mudança no conteúdo assinado invalida a assinatura.

Mas quando temos a seguinte situação: Eu constatei que meu token com certificado estragou? A maioria dos titulares não sabem o que fazer para resolver este problema com o certificado digital quando isso acontece.

Então, acabei ficando completamente interessado em falar mais sobre o tema e esse artigo é fruto das minhas pesquisas sobre o assunto.

Sobre o token com certificado estragado

Imprevistos acontecem com o Certificado Digital como, por exemplo, o de ter token estragado. E agora?

Antes de seguir este artigo, tenha certeza de que não há mais nada a ser fazer sobre o Token USB com certificado estragado. Neste caso você pode entrar em contato com o suporte do seu certificado digital ou também pode ver se ele está realmente com defeito, assim entre em contato com o suporte da sua autoridade certificadora para que eles possam confirmar isso para você.

Agora, imagine a seguinte situação: Você perde as duas chaves que acompanham a fechadura da sua casa, como aquele par de chaves era único da fechadura, você é obrigado a colocar uma nova fechadura com outras duas novas chaves, e claro será cobrado um preço de você por isso. Assim como a chave de casa, com o Certificado Digital acontece o mesmo, pois ele também é único, pessoal e intransferível.

Lembre-se que um certificado digital é emitido uma única vez quando você o compra. Portanto, se você tem a certeza que o problema não tem solução (o Token USB com certificado digital estragado), saiba que não tem como reaver o certificado digital porque apesar de ainda válido, diante dessa situação, você não tem mais chance de usá-lo.

Assim, é necessário revogar seu certificado digital. O próximo passo é adquirir outro. É a mesma coisa de quando você tem um problema, por exemplo, com o par de chaves da sua fechadura e com a sua identidade de papel(RG) que explicamos acima.

Agora vamos detalhar os próximos passos.

Passo 1: Qual é o procedimento de revogação?

É muito simples saber o que significa revogar o certificado digital. Basicamente, a revogação nada mais é do que o cancelamento da identidade virtual do titular. Obviamente, isso significa que ele deixará de assinar digitalmente qualquer documento.

A primeira coisa a se fazer é contatar a AC que foi responsável pela emissão do seu certificado digital e seguir as instruções dadas por eles para revogar o certificado com problema.

Todas as empresas, que emitem os Certificados Digitais, têm canais próprios para solicitar a revogação.

Atualmente, as duas formas mais comuns de revogação do Certificado Digital são: pela web ou pessoalmente.

A qualquer momento, sempre que entender que exista a necessidade de realizar o seu cancelamento, devido ao comprometimento da segurança ou mudanças das informações do certificado, entre outros motivos possíveis.

Realizar a revogação pela internet

Para realizar a revogação, é necessário seguir o passo-a-passo fornecido pela Autoridade Certificadora responsável sejam seguidas à risca.

Após acessar o site especializado para realizar o procedimento, siga toda as etapas solicitadas.

O processo estará completo depois que o certificado revogado for incluído na Lista de Certificados Revogados(LCR). A confirmação da revogação será enviada para seu email cadastrado no certificado digital original.

Realizar a revogação presencial

O responsável poderá comparecer a qualquer posto de atendimento da empresa, portando documento de identidade e CPF para mais informações.

Um funcionário será o responsável por executar o seu processo de revogação. Quando o procedimento for finalizado, você receberá o comprovante de solicitação de revogação e receberá no seu email cadastrado no certificado digital original a confirmação de finalização do processo.

É possível continuar usando o certificado digital depois de revogado?

Ao contrário do que se espera, não é possível reativar o certificado revogado, caso ele seja encontrado. Esse processo anula totalmente suas funcionalidades. Sendo assim, um novo certificado digital precisa ser comprado pelo portador, por meio da AC.

Passo 2: Adquirir um novo certificado digital

Realize a compra de um novo certificado digital. No caso do tipo A3, verifique no local onde for comprar novamente, se você pode reaproveitar o cartão/token para gravar um novo nele. Assim, você pode comprar apenas o certificado e a Autoridade Certificadora irá grava-lo no mesmo dispositivo que você já possui, isso é bom porque vai sair barato para você.

Mas talvez surja a seguinte dúvida na hora da compra: O certificado que tinha ainda estava válido por mais 2 anos, a AC tem que me dar outro certificado digital? Bem, a resposta é não. Como o certificado digital é único, mesmo que você ainda tenha um prazo de validade para expirar, pelo fato de ter um token com certificado estragado, ele não poderá ser mais usado. Portanto é necessário emitir um novo certificado digital e isto é como se você estivesse adquirindo um novo produto. Saiba que isso é uma mercadoria como outra qualquer, logo, é necessário pagar por isso.

Recomendação: Compare preços antes de adquirir um novo?

Saiba que não existe certificado ICP-Brasil grátis e o ITI (órgão regulador) não determina os valores praticados pelo mercado de certificação. O custo varia de acordo com a empresa, região, com o tipo do certificado oferecido e validade do documento. Desta forma, deve-se consultar os sites de cada Autoridade Certificadora para obter os preços.

Como não existe uma forma de recuperar seu certificado digital com problema, você vai precisar adquirir um novo e assim descobrir cupons de desconto é fundamental. Por isso fizemos a Compare Certificado Digital para que todos saibam onde está mais barato. Acessa lá!

Extra: como tentar evitar ter token com certificado estragado novamente

Tokens e cartões ainda são equipamentos frágeis e que precisam de cuidados durante seu manuseio. Para manter o bom funcionamento deles, é bom adotar alguns procedimentos.

  • Para limpá-los, use apenas pano seco ou algodão umedecido. Nunca use acetona, solventes ou qualquer outro produto químico.
  • Para transportar, mantenha-os bem apoiados e protegidos de quedas e trepidações.
  • Mantenha os longe do sol e evite deixar eles fora de alguma fonte de calor.
  • A dica é que você deixe cada coisa no seu lugar. Assim você evita perder seu certificado, por exemplo. Organização traz maior foco nas atividades.
  • Evite ter água perto do certificado digital, vale o mesmo para qualquer eletrodoméstico.
  • Tenha atenção aonde vai usar o certificado digital, evite líquidos e poeira perto deles, um aspirador de pó vai ajudar muito.
  • Ligue seu computador sempre num estabilizador para evitar picos de energia no computador e, consequentemente, no certificado conectado ali. Não coloque muitos equipamentos num só tomada.
  • Deixe o certificado em uma porta USB do computador de modo a evitar que pessoas possam esbarrar nele, isso vai evitar um possível um curto-circuito dele.

Isso vai prolongar a vida do seu certificado digital e o mais importante, vai evitar prejuízos.

Se você gostou do artigo de hoje, dê uma força compartilhando o conteúdo com seus amigos. Até mais e muito sucesso para você.