Como corrigir o erro de “certificado digital não encontrado”

Alguns usuários relataram que não estavam conseguindo acessar o e-CAC através de um certificado digital. E foi justamente isto que nos motivou a escrever este texto.

Hoje vamos falar sobre como resolver o erro de “certificado digital não encontrado”. Vocês, queridos leitores assíduos, todos vão curtir, por isso reserve alguns minutos do seu dia para ler este artigo até o fim.

Sobre o Portal e-CAC

O Portal e-CAC é o “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte”. É um sistema criado pela Receita Federal para que pessoas físicas e jurídicas possam realizar atividades “fiscais”, como por exemplo:

  • Emitir declarações (DCTF, Dirf, DIPJ, IRPF, Dimob, dentre outras declarações)
  • Fazer cadastros (CAEPF, CNO, CNPJ, dentre outros)
  • Imprimir DARFs (documento de arrecadação de receitas federais)
  • Verificar a situação fiscal do seu empreendimento
  • Verificar inconsistências no seu CNPJ
  • Verificar se tem alguma irregularidade no seu CPF

A vantagem de usar este sistema é que você pode resolver pendências com a RFB de forma online, como por exemplo, você pode consultar e negociar e pagar os seus tributos de forma menos burocrática. Este sistema é muito utilizado hoje, porque você pode resolver as coisas pela internet ao invés de ter que se deslocar para ir a uma unidade da Receita Federal.

O que é necessário possuir para acessar o e-CAC?

Você pode acessar o Portal e-CAC sem utilizar um certificado digital ICP-Brasil, mas você terá acesso mais limitado aos serviços virtuais da Receita.

Com o certificado correto você consegue um nível de validação dos seus dados muito maior, e assim, o sistema da RFB permite o acesso a uma gama muito maior de serviços.

Uma vez que você está acessando com seu certificado digital (de pessoa física ou jurídica), isto demonstra para o sistema que você é aquela pessoa que você diz representar.

Sobre o erro “certificado digital não encontrado”

Cada vez mais cresce o número de pessoas usando smartphones e computadores. O principal efeito deste crescimento é que hoje muitas coisas podem ser feitas de forma online através de sites, sistemas e aplicativos. Assim o universo de aplicativos cresce a cada dia, com cada vez mais funções, e consequentemente mais erros. Qualquer sistema ou aplicativo está sujeito a se comportar de formas estranhas e de emitir erros na tela. E os motivos para isso podem ser os mais diversos possíveis.

Vamos fazer uma analogia: Um carro possui várias peças e mecânicas diferentes, e estas devem trabalhar juntas para um propósito único que é locomover o automóvel. Em algum momento pode acontecer de alguma das peças não funcionar como deveria e isso pode fazer com que o carro pare de funcionar por completo. Esta mesma analogia nós podemos usar aqui: uma certificação digital possui vários elementos que trabalham em conjunto para que a sua assinatura digital possa ser feita, porém em algum momento alguma das peças que compõe a tecnologia da certificação não funcionam como deveria. Vamos citar alguns componentes que fazem parte do universo da certificação:

  • O seu certificado digital
  • O local onde ele está guardado: em um arquivo “.pfx” (tipo A1) ou em um hardware criptográfico, token USB ou cartão (tipo A3)
  • O seu computador que recebe uma certificação (via porta USB quando for tipo A3)
  • O sistema operacional do seu computador que precisa reconhecer sua certificação
  • No caso do tipo A3, os drivers para fazer com que o seu hardware criptográfica (token USB ou cartão) seja instalado
  • O seu navegador de internet (Firefox ou Chrome, por exemplo) que precisa disponibilizar o certificado instalado para uso do titular
  • As senhas que são necessárias no momento da assinatura digital
  • As cadeias de certificação que confirma que o seu certificado é válido juridicamente (padrão ICP-Brasil)
  • Os sistemas que aceitam a certificação digital como forma de identificação (Portal e-CAC, por exemplo)
  • A plataforma em que o sistema foi desenvolvido, e que você precisa instalar no seu computador (plataforma Java, por exemplo)
  • As regras para acesso ao sistema (um do modelo e-CPF deve acessar coisas de pessoa física, já um modelo e-CNPJ espera-se que acesse coisas de pessoa jurídica)

Veja que todos estes componentes citados acima devem estar instalados e configurados para que possam conversar entre si de forma harmoniosa. Do contrário, a falta de uma mínima coisa pode comprometer todo o funcionamento do produto.

A vantagem dos dispositivos é que muitos geram mensagens de erro e alertas para tentar informar ao usuário o que aconteceu. No caso do Portal e-CAC, a mensagem “certificado digital não encontrado” não diz claramente qual a razão do problema, portanto podemos considerar isto uma mensagem genérica. Como este é um erro genérico da maioria dos sistemas que usam a certificação digital, é necessário investigar qual a origem do problema, o motivo real.

Como ocorre este erro?

Este erro será visto pela pessoa que está tentando fazer o acesso a alguma sistema restrito ou realizando alguma assinatura digital com o certificado digital. No momento que você tentar acessar, o sistema vai retornar essa mensagem para você na tela do seu computador.

No caso do Portal e-CAC, este erro é apresentado para você no momento em que você deseja a fazer o login com a certificação digital. Veja a imagem do erro:

Este tipo de mensagem não é exclusivo do Portal e-CAC. Vários outros sistemas retornam mensagens parecidas como esta quando não conseguem usar a sua certificação digital. Já vimos erros relacionados a este no Portal EGOV, no eSocial, no sistema SICAF, e mais alguns outros. Veja um exemplo de aplicação com um erro parecido, neste caso é um aplicativo de assinatura que retornou o seguinte erro: “Não foi encontrado nenhum certificado no repositório atual”.

Quais são os principais motivos para este erro

Como dissemos no tópico anterior, a certificação digital possui muitos componentes e peças que trabalham em conjunto. Então, o motivo para que o seu não funcione pode ser os mais diversos possíveis. Desta maneira é importante analisar várias coisas no seu computador para que seja encontrada a causa real do problema.

Para iniciar nossa investigação, saiba que este erro é produzido quando, por algum motivo, o sistema do site da Receita não reconhece o seu certificado.

Pensando nisso, listamos abaixo os principais motivos que faz uma certificação não funcionar corretamente. Tentamos listar os motivos dos mais simples primeiro para os problemas mais complicados.

Certificado pode estar desconectado do computador

Esse tipo de pergunta é simples e óbvia demais, mas mesmo assim é importante verificar se o dispositivo está conectado no computador, no caso se você possui um do tipo A3 (token USB ou cartão).

Quando o seu cartão ou token USB está desconectado da porta USB, o computador não consegue encontrar o certificado. Outra dica é tentar conectar o dispositivo em outra porta USB para ver se o problema persiste.

Computador pode estar com a data e hora erradas

Este também é um problema muito simples de verificar e muito comum de acontecer. Os nossos especialistas que possuem experiência na área da certificação nos contaram que já receberam demandas de suporte e foi constatado que o problema era a data e a hora do computador que estava configurados de forma errada.

A data e hora do computador precisam estar configurados corretamente pois este é o principal local onde o computador vai verificar a validade do seu certificado. Caso as mesmas estejam erradas, o computador vai informar para você erroneamente que o seu está expirado e portanto não será possível utilizá-lo.

Por isto verifique se a data e hora do seu computador estão configurados corretamente. Veja aqui como verificar e corrigir.

Algum aplicativo está impedindo o certificado digital de funcionar

Como há vários tipos de aplicativos instalados no seu computador, pode acontecer de um acabar atrapalhando funcionamento de outro. No caso da certificação digital isso também pode ocorrer, alguns aplicativos específicos como antivírus, antispyware e plugins do navegador podem ocasionalmente bloquear recursos que o certificado digital precisa, e assim fazer com que ele não funcione. Por isso, tenha sempre atenção a quais softwares você está instalando.

Uma sugestão é ir desativando temporariamente software por software (comece com o antivírus) e verificando se ele volta a funcionar. Outra dica (até mais eficiente que a primeira) é testa-lo em outro computador diferente que não tenha os mesmos aplicativos que você possui. Assim você consegue saber se é o certificado digital a raiz do problema ou se é alguma coisa no seu computador. Se funcionar em outro computador é sinal de que não há problemas com ele, mas sim com o computador que você está usando.

Certificado pode estar vencido

Um certificado talvez não foi encontrado por que ele pode estar vencido. Uma certificação digital é emitida com uma data de emissão e uma data de expiração, depois dessa data ela não vai funcionar mais (saiba aqui o motivo). Por isso é importante que você tenha atenção em relação a data de expiração para que você faça a renovação antes da data de vencimento. Para verificar se o seu está vencido, veja o vídeo de emissão de uma certificado digital (Este é o Passo #3 do processo de compra que fizemos). Neste vídeo é possível ver o caminho que fizemos para chegar até o certificado instalado no seu navegador de internet e as datas de emissão e expiração:

vídeo ensinando mostra a emissão de um certificado digital A1 Veja abaixo um exemplo da data de emissão e expiração, desta forma é possível confirmar se a sua certificação está vencida:

Certificado pode estar instalado incorretamente

Como dissemos anteriormente, a certificação digital contém várias ferramentas que se comunicam entre si para que tudo funcione adequadamente. Caso você compre e instale um, e se na hora de usar, ele não funciona, pode existir a chance dele ter sido instalado incorretamente.

Quando dissemos instalado incorretamente, podemos também dizer que pode está faltando mais algum componente que necessita ser instalado. Como hoje há várias “empresas certificadoras” que vendem certificação digital, cada uma possui o seus próprios “passo-a-passo” para fazer instalação do seu produto. Como cada empresa tem as suas particularidades na hora de instalar, orientamos você a entrar em contato com a empresa onde você adquiriu o seu produto para ver qual é o “passo-a-passo” para se instalar da forma correta.

Certificado pode estar bloqueado

O certificado digital do tipo A3 (token USB ou cartão) possui duas senhas: a senha PIN e a senha PUK. A senha PIN é utilizada para realizar as assinaturas digitais, enquanto e a PUK é a senha de segurança e deve ser utilizada para desbloquear caso o usuário digite a senha PIN várias vezes incorretamente. O número de tentativas até o bloqueio varia de acordo com o fabricante do token USB ou cartão.

Um certificado digital possui dois tipos de bloqueio:

  • bloqueio parcial: Se digitar a senha PIN várias vezes, ele é bloqueado parcialmente. Para desbloquear é necessário a senha PUK.
  • bloqueio total: Com o certificado bloqueado parcialmente, se digitar a senha PUK várias vezes incorretamente, ele é bloqueado totalmente por questões de segurança. Neste caso, você deverá comprar um novo.

Sendo assim, a primeira dica aqui é: se o seu certificado digital ficar pedindo a senha toda hora, mesmo depois de você ter digitado, pare agora mesmo o que está fazendo. Se o sistema pede a senha novamente é sinal de que você está digitando a senha errada e está mais perto de o bloquear.

A segunda dica aqui é: como hoje no Brasil há vários fabricantes de token USB e cartão, saiba que não há uma forma única de desbloquear um certificado. Por isso, não vamos orientar você como verificar se o seu pode estar bloqueado ou não. Entre em contato com sua “empresa certificadora” para que eles possam fazer um teste para saber se está bloqueado de fato.

Certificado pode ter sido excluído

Bom, como o certificado digital A1 é no formato de arquivo (com extensão “.pfx”), pode acontecer da pessoa acabar excluindo esse arquivo. Como ele é emitido uma única vez, você não vai conseguir recuperar caso tenha o excluído.

Portanto é importante que você tenha feito o backup do “arquivo .pfx” para que você possa restaurá-lo. Isto será útil caso alguém faça a exclusão dele, ou você formate o seu computador e necessita reinstala-lo novamente.

Para mais informações sobre o backup da sua certificação digital (do tipo A1), veja o vídeo de instalação de um certificado digital (Este é o Passo #4 do processo de compra que fizemos). Neste vídeo é possível ter informações relacionadas ao backup e reinstalação:

vídeo ensinando os detalhes da instalação do certificado digital no sistema Windows

Alguém sem experiência tentou mexer internamente e danificou as chaves do certificado

Diante de um problema com o certificado, é comum que uma pessoa (até que bem intencionada) começar a mexer nas configurações internas do equipamento, no gerenciador do token USB ou do cartão. Se for alguém que não sabe o que está fazendo, na tentativa de tentar consertar o problema, a pessoa pode acabar piorando a situação.

Na nossa experiência com certificação digital, já tivermos casos de profissionais de informática bloqueando a senha dos clientes, já vimos casos em que o próprio titular acaba excluindo o certificado de dentro do token USB, já constatamos que o cliente excluiu o arquivo “.pfx” tipo A1 e achou que a “empresa certificadora” tinha uma cópia.

Como o certificado é emitido apenas uma única vez e gravado em arquivo, no token USB ou no cartão, caso exclua o seu, saiba que você não consegue recuperar essa informação, e assim terá que comprar outro.

A primeira dica aqui é: Tente fazer algumas verificações simples para ver se o funciona, mas não mexa em algo que você não domine. Não acesse o gerenciador do certificado, não mexa nas configurações avançadas e o mais importante: evite clicar em locais escrito “Inicializar”. Muitas pessoas acham que o termo “Inicializar” serve para fazer o certificado iniciar seu funcionamento, é um engano pensar assim. O processo de “Inicialização” serve para limpar todo o conteúdo do token USB ou cartão, e desta forma, você vai exclui-lo.

A segunda dica aqui é: da mesma forma que você procura o suporte de um mecânico quando seu carro estraga, então da mesma forma aqui, não tente ficar mexendo internamente em suas configurações internas, porque você pode acabar piorando a situação ao ponto de você precisar comprar outro.

Certificado pode estar estragado

Nos certificados do tipo A3, você acaba lidando com outros dispositivos eletrônicos além do seu computador, como por exemplo, o token USB, o cartão ou a leitora. Sendo assim, estes não deixam de ser dispositivos eletrônicos que estão sujeitos a estragar ou danificar, assim como qualquer outro equipamento/hardware que você possui como smartphones, câmeras, impressoras, notebooks, pendrives, etc. Uma simples energia eletrostática da nossa mão pode ser o suficiente para queimar algum componente eletrônico.

Neste caso o mais recomendado é você tentar fazer um teste em outro computador para saber de fato se o problema é na sua certificação digital ou se é no seu computador. Caso você tente utiliza-lo em outro computador e os dispositivos criptográficos (token USB ou cartão e leitora) não derem sinal de vida, a grande chance de que podem estar estragados.

Em um computador com sistema Windows, caso receba uma mensagem de erro falando que há um “Dispositivo USB não foi reconhecido” ao conectar o dispositivo na porta USB, isso pode ser um sinal que o seu certificado está com problemas sérios. Teste em outras portas USB deste e de outro computador para confirmar se em todos os casos este alerta aparece. Dependendo da versão do seu Windows, o formato da tela será diferente, veja os alertas que podem retornar no canto inferior direito da tela.

Passo-a-passo para a solução do seu problema

Depois de mostrar alguns motivos para o seu certificado digital não funcionar, agora vamos fornecer para você um passo-a-passo criado pelos nossos especialistas aqui da Compare Certificado Digital de como você pode resolver o seu problema de uma forma rápida e eficaz.

O nosso método contém três etapas, a ideia aqui é ir eliminando possíveis motivos até chegar ao motivo real. Então vamos lá.

Passo 1: Se possível, teste o certificado digital em outro computador

A maioria dos motivos que listamos anteriormente serão eliminados se você simplesmente instalar e testar em outro computador. Esta é a forma mais rápida e eficaz de eliminar a maioria dos possíveis motivos de erro.

Se você testar em outro computador e o mesmo funcionar corretamente, você vai saber que o problema está no seu computador. Agora caso a certificação digital também não funcione em outro computador, isso significa que pode haver um problema real com ela.

Dica: Uma pessoa que possui um computador pronto para utilizar o certificado com certeza é um contador. Este tipo de profissional utiliza certificação diariamente em seu escritório de contabilidade. Portanto fica a nossa sugestão para que você entre em contato com seu contador e faça um teste do seu no seu escritório de contabilidade.

Caso a certificação funcione em outro computador, isso significa que:

  • O seu não está vencido
  • O seu não está bloqueado
  • O seu não foi excluído
  • Ninguém mexeu internamente no certificado, e portanto, ele não está danificado
  • O seu não está estragado

Neste caso, o problema está no seu computador, por isso vá para o “Passo 2”.

Caso sua certificação também não funcione em outro computador, como por exemplo, do seu contador, então significa que pode haver um problema mais sério no seu certificado e não no computador que você está usando, então vá para o “Passo 3”.

Passo 2: Agora no seu computador, faça algumas verificações simples para tentar encontrar o problema

Este passo é para você que já testou certificado em outro computador e viu que ele está funcionando. Desta forma podemos ver que o problema é está no seu computador mesmo. Faça os seguintes passos abaixo, lembrando de sempre fazer somente aquilo que você saiba fazer:

  • Reinstale novamente usando o manual de instalação fornecido pela “empresa certificadora”
  • Reinicie o computador
  • Tenha certeza que o certificado está conectado ao computador (para os tipo A3)
  • Verifique a data e hora no seu computador
  • Desative temporariamente seu antivírus para ver se é ele que está atrapalhando seu funcionamento
  • Faça um teste online da sua certificação digital no site da empresa onde comprou

Os passos acima são mais que suficientes para que uma tecnologia dessas funcione em um computador. Se você não sabe fazer os passos acima ou se fez os passos e mesmo assim ele não funciona, significa portanto que é um problema avançado. Desta forma, saiba que é preciso acionar um suporte especializado para avaliar o seu caso, então vá para o “Passo 3”.

Passo 3: Não tente resolver o problema sozinho, entre em contato com o suporte

Se você chegou aqui significa uma das três situações:

  1. Você é leigo em informática e por isso precisa de um suporte especializado
  1. A certificação digital não funcionou em nenhum dos computadores que testei
  1. A certificação digital funcionou em outro computador mas não funcionou no meu computador

Para estas três situações, a nossa solução final é que você entre em contato com o suporte da empresa, pois é necessário que um suporte avançado verifique qual é o real motivo. Não vamos sugerir mais outros passos avançados aqui pois cada “empresa certificadora” tem seus métodos para fazer as suas próprias avaliações. Saiba que o suporte da “empresa certificadora” é o melhor local para descobrir a causa real do seu problema.

Dica: Entre em contato com o suporte e informe em qual das três situações acima você está, isso já é de grande utilidade para eles terem noção de como começar a lidar com o seu problema:

  1. Para a pessoa leiga em informática: o suporte vai começar as análises do início, verificando as coisas básicas primeiro
  1. Para aquele que não funcionou em nenhum local: o suporte vai fazer análises mais específicas partindo do certificado digital
  1. Para aquele que funcionou em outro computador mas não funcionou no meu: o suporte vai fazer análises mais detalhadas com o foco no seu computador

Quanto vai me custar resolver este problema?

Neste caso, a nossa resposta é: depende. Você pode ter custos se você for leigo em informática e contratar algum profissional de informática (técnico de informática) para verificar esta situação para você, por exemplo.

Um outro custo que pode surgir é: se foi constatado algum tipo de problema relativo ao certificado digital. Neste caso, você deverá arcar com os custos para comprar um novo.

Em quais situações vou precisar de outro certificado digital?

Você precisará comprar um novo caso o seu atual esteja invalidado por algumas das constatações abaixo:

  • Foi constado que o seu está vencido
  • Foi constado que o seu está bloqueado
  • Foi constado que o seu foi excluído, ou alguém sem experiência tentou mexer internamente nele
  • O hardware/equipamento que continha o certificado está estragado

Após o suporte ter encontrado o motivo real da sua certificação não funcionar, o suporte vai lhe orientar caso seja necessário uma nova compra.

Próximo passo

Agora que você já sabe como resolver o erro “certificado digital não encontrado”, aproveite as soluções da Compare Certificado Digital para auxiliar você da melhor forma possível, veja abaixo:

Buscador de ofertas

A busca de ofertas foi criada para reunir os cupons de desconto dos nossos parceiros para você. Desta forma você vai conseguir as melhores ofertas para adquirir seu certificado digital, porque além de encontrar cupons de desconto, você paga um preço mais justo.

Mapa do Certificado Digital

O Mapa do Certificado Digital foi criado para ajudar as pessoas a encontrar um posto de atendimento credenciado na sua cidade. Se você vai fazer a validação de forma presencial, ao invés da validação via videoconferência, este mapa é o que você precisa para encontrar um posto de atendimento para emissão da sua certificação digital.

Manual em vídeo: Compramos um certificado do início ao fim (5 passos)

Veja como compramos uma certificação digital de verdade. Nós fizemos os 5 passos (compra, validação, emissão, instalação e uso) e criamos uma série de vídeos pra ter mostrar GRATUITAMENTE como comprar o seu também.

Desejo que esse conteúdo ajude você a encontrar a solução para o problema que você está enfrentando.

Tudo de bom.