Você quer mais informações sobre comprar um certificado do tipo arquivo(A1) ou token(A3), mas que não tem muito tempo e disposição para procurar um texto sobre isso?
Este é mais um conteúdo da Compare Certificado Digital. Logicamente depois de ler esse artigo você conseguirá tomar uma direção do que fazer.
Vamos falar sobre o que é um certificado digital
No mundo cada vez mais globalizado, a segurança na internet tem diminuído cada vez mais. Portanto é necessário adotar medidas de segurança durante as transações feitas no meio virtual. Para que isso seja possível é necessário uma tecnologia para identificação segura, entre pessoas, empresas e governo, e o certificado é uma opção que tem ganhado mais espaço a cada dia.
O certificado digital consiste em um importante documento, que pode funcionar como uma forma de identificação de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual. Saiba que, com ele, é possível fazer a assinatura de documentos e realizar diversas ações de forma remota com validade jurídica.
Eu preciso adquirir um certificado digital?
Quando se diz “preciso comprar”, estamos lidando com duas perguntas muito importantes:
- eu sou obrigado a ter um certificado digital?
- é necessário pagar por este produto?
Sobre ser obrigatório ou não, para algumas questões o certificado é obrigatório, e isso vai depender do que você precisa fazer. Em geral, a obrigação, é mais forte para pessoas jurídicas. Tenha certeza que é obrigatório pra não ficar gastando dinheiro. Veja este artigo para mais detalhes.
Sobre existir um certificado gratuito, entenda que estamos falando de uma tecnologia de identificação que precisa ser comprada, nós já explicamos aqui.
E agora? Devo fazer a compra de qual certificado digital?
Saiba que você pode fazer um certificado quando você quiser e não há uma regra quanto a quantidade, você pode comprar quantos tiver interesse. Porém é importante ter certeza qual você deve comprar.
Dica: Para seguir este artigo esperamos que você já saiba qual certificado você precisa, caso ainda não saiba, veja esta dica aqui e depois continue este artigo.
Pronto agora eu entendo que você já sabe qual certificado você precisa, você só quer saber se é melhor adquirir um certificado do tipo arquivo(A1) ou token(A3).
Quais são as 3 características principais para fazer a compra do seu certificado
Antes de comprar você precisa conhecer as 3 principais características dos certificados digitais. Todo lugar que você vai fazer a compra de um certificado você deverá informar aquilo que deseja. As 3 características principais são o modelo, o tipo e a validade. Veja um resumo sobre cada um deles a seguir.
Modelo do certificado digital
O modelo é uma característica que representa o que o certificado digital vai identificar, as opções mais comuns são:
- modelo NF-e: serve para identificar uma pessoa jurídica (exclusivo para assinatura de nota fiscal eletrônica);
- modelo e-CNPJ: serve para identificar uma pessoa jurídica (permite identificação completa em qualquer lugar: autenticação na Receita Federal, assinatura de nota fiscal eletrônica, dentre outros);
- modelo e-CPF: identifica uma pessoa física;
Tipo do certificado
O tipo representa o formato de armazenamento final do certificado digital, as opções mais vendidas são:
- tipo A3: certificado digital disponibilizado para o titular em um dispositivo externo (token ou cartão);
- tipo A1: certificado digital emitido em arquivo (.pfx);
Logo, veja as principais opções nos dias atuais:
- Token (tipo A3);
- Cartão (tipo A3);
- Kit leitora (tipo A3);
- Arquivo (tipo A1);
Validade do certificado
A validade é uma característica que representa o período de tempo de uso que o certificado vai estar ativo, as opções mais populares são:
- 36 meses: o certificado terá validade de 3 anos;
- 24 meses: o certificado terá validade de 2 anos;
- 12 meses: o certificado estará ativo por 1 ano;
Porque é importante entender o que significa “tipo” do certificado digital?
Todas estas 3 características fazem parte do seu certificado.
Além do modelo e validade, é importante entender em detalhes o que é “tipo” para não fazer a compra de uma coisa errada.
Veja que o tipo reflete no formato final do seu certificado digital, isto vai definir a forma com que você vai manusear o certificado digital no dia-a-dia. Vamos dar um exemplo: Você compra um tipo mas depois percebe que outro tipo seria mais fácil de transportar no seu dia-a-dia.
Agora saiba melhor o que significa o tipo arquivo(A1) e também o tipo token(A3).
O que significa o termo “o tipo arquivo(A1)”?
O certificado do tipo A1 consiste em um arquivo digital, que não existe fisicamente. Ele deve ser instalado e utilizado em um ou mais computadores ou dispositivos móveis.
Todo certificado do tipo A1 possui prazo de validade única de 12 meses (a versão em arquivo é de apenas 1 ano) a partir da sua emissão, isto é, deve ser renovado anualmente.
Se você comprar um certificado nesta modalidade, o certificado vem em formato de arquivo de computador normal com a extensão .pfx, não necessita de token USB ou cartão inteligente com chip(ambos do tipo A3). A vantagem aqui é que você pode instalar aonde for usar ao mesmo tempo, por exemplo, no seu browser de internet, no sistema de emissão de NF-e, etc.
O que significa o termo “o tipo token(A3)”?
O certificado digital do tipo A3 é emitido e gravado em um dispositivo físico. No Brasil são adotados pelo governo dois formatos de mídia: cartão ou token USB.
Nesta opção de compra, o certificado A3 vem gravado fisicamente em um token USB. Um token USB é um aparelho com formato parecido com um pendrive, mas não é possível usá-lo para guardar arquivos, seu hardware foi construído para armazenar as chaves criptográficas do certificado digital. O token faz o mesmo papel de um cartão e leitora juntos, e portanto, basta conectar aonde deseja usar, instalar e pronto, já é possível utilizar.
Comparando vantagens de arquivo(A1) e token(A3)
sobre comparar arquivo(A1) e token(A3), saiba que é obrigatório que antes que você decida pela compra, é importante verificar a questão de obrigatoriedade de determinado tipo. Vamos explicar melhor: Antes de escolher se você deve adquirir um certificado do tipo arquivo(A1) ou token(A3) é importante procurar saber com quem solicitou comprar o certificado se é necessário um tipo específico para a sua situação em particular. Como já dissemos no texto “Qual certificado digital devo comprar?”: “Quem te exigiu o certificado digital tem a obrigação de te falar qual é o modelo e tipo ideais para o seu caso específico”. Portanto se você precisa de uma certificação de um tipo específico como arquivo(A1), por exemplo, então é importante seguir esta solicitação, visto que deve haver um porquê para isto. Listamos algumas situações abaixo.
- Alguns softwares emissores de notas fiscais eletrônicas exigem apenas o tipo arquivo(A1), porque o aplicativo foi desenvolvido para emitir notas automaticamenteno servidor diretamente.
- Alguns softwares muito específicos exigem você a comprar o tipo A3(cartão ou token). Alguns destes estão em setores como advocacia, administração pública, por exemplo.
- Um escritório de contabilidade pode orientar você comprar apenas o tipo cartão(A3). Isto pode acontecer pois na contabilidade já possui uma leitora USB instalada para ler o cartão de todos os clientes.
Então se este for o seu caso, não é necessário ficar comparando qual tipo é melhor, basta adquirir o certificado digital do tipo que lhe foi orientado comprar e fim.
Tirando a questão da obrigatoriedade de um tipo específico de certificado, vamos seguir. As vantagens do arquivo(A1) são:
- é mais simples de usar
- mais simples de instalar
- você pode instalar e utilizar em vários sistemas ao mesmo tempo
- sendo um arquivo “.pfx”, não é possível ser extraviado diretamente de forma física
- é possível reinstalar (caso você tenha feito a cópia de segurança do arquivo “.pfx”)
- você pode instalar em algum programa para assinaturas em lote (emitir notas fiscais de forma automática, por exemplo)
- o tipo A1 tem um custo menor em comparação aos outros certificados digitais do tipo A3(cartão, kit leitora e token)
- você pode fazer um backup do arquivo com extensão pfx
- certificado digital é emitido num arquivo com extensão pfx, portanto não é necessário de dispositivo externo para usar
Listamos agora as vantagens do token(A3):
- comprar um token(A3) é praticamente o mesmo preço de um kit leitora(cartão + leitora)
- fazendo uma análise de meses de uso (preço total / validade em meses = preço por mês), comprar um token(A3) de 3 anos, por exemplo, pode ter um melhore preço do que um certificado do tipo arquivo(A1), faça as contas
- como é um token que precisa ser conectado no computador na hora de assinar, ele necessita de uma pessoa para manusear o dispositivo, logo é extremamente mais protegido contra ações que acontecem na internet: hackers, arquivos maliciosos, e-mails falsos, trojan no computador
- mais prático para transportar dentro da mochila
- token possui uma tecnologia de “trava” que impede que alguém extraia o certificado digital do dispositivo
- é possível instalar e utilizar em vários navegadores. A vantagem aqui é que o certificado só será usado apenas por quem está com o token(A3), assim você tem mais segurança que o seu certificado nunca será usado simultaneamente em outro lugar
- existe um mecanismo de bloqueio parcial do token caso alguém faça muitas tentativas da PIN(senha de assinatura)
- é possível o bloqueio total do token caso um ladrão, por exemplo, faça muitas da senha PUK(senha de desbloqueio)
- mais seguro de utilizar devido a senha PIN(senha para assinatura) do token
- o token tem aparência próxima de um pendrive, portanto pode chamar menos atenção do que um cartão, por exemplo
- certificado digital é emitido em um token, o que traz mais segurança, pois você pode levá-lo para qualquer local que queira
Veredito: fazer a compra de arquivo(A1) ou token(A3)?
Cada caso deve ser analisado de acordo com suas particularidades. Deixamos duas dicas para que você possa resolver este conflito.
Dica 1: Caso seja obrigatório adquirir um especifico, compre o que foi orientado comprar
A primeira coisa a ser avaliada é se quem solicitou um certificado digital de você deve ser necessariamente de um modelo, tipo e validade específicos. Se este foi o seu caso, não adianta muito avaliar se é melhor comprar arquivo(A1) ou token(A3). Sendo assim, a nossa orientação que você compre exatamente o que lhe foi solicitado para evitar dores de cabeça depois. A empresa que te exigiu um certificado específico tem suas justificativas pra isso. Se você ficou com dúvida sobre esta exigência, exija explicações de que te exigiu a certificação digital para entender os motivos.
Dica 2: Avalie as vantagens de cada um
Caso não possua exigência em relação a fazer a compra de arquivo(A1) ou token(A3), a nossa dica é que você avalie a lista de vantagens que fizemos anteriormente de cada item para comparar o que melhor se adequa ao seu caso. Fazer a compra de um certificado correto vai fazer você economizar tempo e evitar problemas futuros caso compre um produto incorreto.
Próximo passo
Para você que já se decidiu qual vai adquirir, veja as soluções da Compare Certificado Digital para auxiliar você como fazer a compra da melhor maneira possível, veja abaixo:
Manual em vídeo: Compramos um certificado digital passo-a-passo (5 passos)
Nós compramos um certificado digital ICP-Brasil passo-a-passo e mostramos todos os detalhes em vídeo. Veja os 5 passos: compra, validação, emissão, instalação e uso numa aplicação real. Não perca mais tempo, veja a nossa série de vídeos GRATUITAMENTE e depois siga os mesmos passos para adquirir o seu.
Buscador de ofertas
O Buscador de ofertas foi projetado para reunir as promoções dos nossos parceiros para você. Ele é uma ferramenta importante para obter vantagens antes de adquirir seu certificado, porque além de encontrar cupons, você compra mais barato.
Mapa do Certificado Digital
O Mapa do Certificado Digital é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as pessoas a encontrar uma empresa certificadora credenciada mais próxima de onde você está. Este mapa é útil para as pessoas que não estão habilitadas a fazer a validação online do certificado, via videoconferência, e por isso precisam ir a um posto de atendimento para validação da documentação do seu certificado.
Creio que o nosso post tenha contribuído para você de alguma maneira. Qualquer dúvida, diga pra nós, combinado? Boa sorte!