Muitas pessoas estão em busca de informações sobre se é melhor comprar um certificado do modelo e-CPF ou NF-e, porém, não conhecem muito bem se esse é o que os mesmos precisam.
Vem com a Compare Certificado Digital. Vale a pena ler este postaté o fim.
Explicando o que é um certificado digital e qual sua função
No mundo atual e cada vez mais digital, estamos diante de muitas formas de golpe, como o phishing onde um golpista usa técnicas de engenharia social para conseguir nosso dados pessoais. Portanto é necessário confiança durante as transações feitas pelo computador. Para que isso seja possível é necessário adotar uma tecnologia de identificação segura, entre o remetente e o destinatário, e a certificação digital é uma opção interessante.
A certificação digital é uma tecnologia que garante autenticidade, confidencialidade e não repúdio as assinaturas realizadas nas transações feitas pelo computador. Trata-se de uma forma de identificação que tem o objetivo de fazer a identificação digital de pessoas e empresas nos meios digitais.
Preciso comprar um certificado?
Quando se diz “preciso comprar”, duas questões vem a mente:
- é obrigatório ter este produto?
- será que é necessário comprar um certificado?
Em relação a obrigatoriedade, em algumas situações o certificado é obrigatório, e isso depende de quem te exigiu. Em geral, esta obrigatoriedade, é mais forte para pessoas jurídicas. Tenha certeza do que precisa fazer pra não ficar gastando dinheiro. Veja este artigo para mais detalhes.
Sobre existir um certificado gratuito, entenda que estamos falando de uma tecnologia de identificação que precisa ser comprada, nós já explicamos aqui.
E agora? Qual devo comprar?
Saiba que você pode fazer um certificado digital quando quiser e você pode fazer a compra de quantos tiver interesse. Mas antes é importante ter certeza qual você deve comprar.
Dica: Para seguir aqui esperamos que você já saiba qual certificado você precisa, caso ainda não saiba, veja esta dica aqui e depois volte a ler este texto.
Pronto agora eu entendo que você já sabe qual certificado você precisa, você só quer um comparativo: se é melhor adquirir um certificado digital do modelo e-CPF ou NF-e.
As 3 principais características para comprar o seu certificado
Antes de fazer a compra você precisa saber as 3 principais características dos certificados digitais. Todo lugar que você vai adquirir um certificado você deverá informar aquilo que deseja. As 3 principais características são o modelo, o tipo e a validade. Veja um resumo sobre cada uma destas características a seguir.
Modelo do certificado digital
O modelo é uma característica que representa o que o certificado digital vai identificar, as opções mais vendidas são:
- modelo e-CNPJ: serve para identificar uma pessoa jurídica (permite identificação completa em qualquer lugar: autenticação na Receita Federal, assinatura de nota fiscal eletrônica, dentre outros);
- modelo e-CPF: identifica uma pessoa física;
- modelo NF-e: identifica uma pessoa jurídica (exclusivo para assinatura de notas fiscais eletrônicas);
Tipo do certificado digital
O tipo é uma característica que representa o formato de armazenamento do seu certificado, as opções mais comuns são:
- tipo A1: certificado emitido em arquivo (.pfx);
- tipo A3: certificado digital emitido em um dispositivo externo (token ou cartão);
Portanto, veja as principais opções quando você entrar no site de alguma empresa certificadora:
- Arquivo (tipo A1);
- Token (tipo A3);
- Kit leitora (tipo A3);
- Cartão (tipo A3);
Validade do certificado
A validade é uma característica que corresponde o período de tempo de uso que o certificado digital vai estar ativo, as opções mais comuns são:
- 36 meses: o certificado funcionará por 3 anos;
- 12 meses: o certificado terá validade de 1 ano;
- 24 meses: o certificado tem o período de uso de 2 anos;
Porque é importante entender o que significa “modelo” do certificado?
Todas estas 3 características compõem seu certificado.
Além do tipo e validade, é importante entender em detalhes o que é “modelo” para não adquirir de um produto que não lhe atende.
Veja que o modelo reflete diretamente ao que você quer identificar no meio digital. Cada modelo de certificado serve a finalidade, um certificado e-CNPJ identifica uma pessoa jurídica e não uma pessoa física, por exemplo.
A seguir vamos explicar melhor o que significa o modelo e-CPF e também o modelo NF-e.
O que significa o termo “o modelo e-CPF”?
O e-CPF é a versão eletrônica do CPF convencional. Esse modelo garante a autenticidade no meio digital. Feito para pessoas físicas apenas, com ele é possível assinar documentos, criar procurações em formato digital e ter acesso eletrônico aos serviços do governo como o site da Receita Federal. Assim o e-CPF torna possível o acesso de pessoas comuns ao serviços de instituições públicas.
O que significa o termo “o modelo NF-e”?
O NF-e é um modelo de certificado utilizado para assinar as notas fiscais eletrônicas emitidas, garantindo segurança contra qualquer tipo de golpe e cumprindo com todas as exigências dos órgãos fiscalizadores.
Este é um modelo de certificado “com restrições”. Isto se deve ao fato que ele é um certificado de pessoa jurídica mas com a possibilidade ou não de ser emitido usando os dados de um funcionário ou outro sócio minoritário da empresa, não precisa ser necessariamente o representante legal.
Como este certificado não está associado ao responsável legal pela empresa, não será possível utilizá-lo para tarefas contábeis na Receita Federal, ficando exclusivo apenas a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).
Comparação: e-CPF e NF-e
Em relação a comparar e-CPF e NF-e saiba que não é possível fazer comparações, visto que são modelos para finalidade diferentes: Se o modelo de certificado refere-se a qual entidade que você vai representar digitalmente, não é possível comparar uma pessoa física e uma jurídica (O certificado NF-e é um certificado do tipo PJ, porém com restrições).
A vantagem do e-CPF é representar uma pessoa física nos meios digitais. Uma pessoa física é todo indivíduo humano, desde o nascer até sua morte. Nesse sentido, a certidão de nascimento é o o primeiro documento de uma pessoa. Uma pessoa física também é portadora de um número único chamado CPF(Cadastro de Pessoa Física).
Já a vantagem do NF-e é representar assinaturas de notas fiscais de pessoa jurídica no meio eletrônico. O termo pessoa jurídica (PJ) é uma entidade criada por uma ou mais pessoas físicas (e jurídicas também). Uma pessoa jurídica é formada para um propósito registrado sob um CNPJ(Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), reconhecido pelo local em que é registrada.
Enfim: comprar e-CPF ou NF-e?
Cada caso é um caso, e portanto, deve ser analisado de acordo com suas particularidades. Perguntamos os nossos especialistas e chegamos em duas dicas para que você possa resolver este conflito.
Dica 1: Caso seja obrigatório fazer a compra de um, compre o que foi solicitado
A primeira coisa a ser avaliada é se quem exigiu um certificado de você deve ser necessariamente de um modelo, tipo e validade específicos. Se este foi o seu caso, é uma perda de tempo ficar procurando saber se é melhor comprar e-CPF ou NF-e. Sendo assim, a nossa indicação que você compre exatamente o que lhe foi solicitado para evitar dores de cabeça depois. Quem te solicitou um certificado específico tem seus motivos pra isso. Se você não entendeu o porquê desta exigência, exija explicações de que te exigiu a certificação digital para que você entenda os motivos.
Dica 2: Compare as vantagens de “e-CPF” e depois de “NF-e”
Agora, se não houve nenhuma exigência em relação a comprar e-CPF ou NF-e, a nossa orientação é que você avalie a lista de vantagens que fizemos em relação a cada item para saber o que melhor se encaixa ao seu caso. Fazer a compra de um certificado digital correto vai fazer você economizar tempo e evitar problemas futuros caso compre um produto incompatível.
Próximo passo
Agora que você já sabe qual vai adquirir, aproveite as soluções da Compare Certificado Digital para ajudar você a fazer a compra da melhor forma possível.
Manual em vídeo: Compramos um certificado passo-a-passo (5 passos)
Para que você saiba de todo o processo, fizemos a compra de um certificado ICP-Brasil passo-a-passo e mostramos todos os detalhes deste processo em vídeo. Veja os 5 passos que fizemos: compra, validação, emissão, instalação e uso numa aplicação real. Não perca mais tempo, assista a nossa série de vídeos GRATUITAMENTE e depois basta seguir os mesmos passos para fazer a compra do seu.
Buscador de ofertas
O Buscador de ofertas foi desenvolvido para agregar as promoções dos nossos parceiros para você. Ele é uma ferramenta importante para obter vantagens antes de comprar seu certificado, porque além de encontrar ofertas, você ganha um excelente desconto.
Mapa do Certificado Digital
O Mapa do Certificado Digital é uma ferramenta criada para ajudar as pessoas a encontrar um posto de atendimento credenciado mais perto de onde você está. Este mapa é de grande utilidade para as pessoas que não estão aptas a fazer a validação online do certificado, via videoconferência, e por isso precisam ir a um posto de atendimento para emissão do seu certificado.
Se você gostou do artigo de hoje, deixe o seu comentário e também dê uma forcinha compartilhando o conteúdo com quem acha que vai se beneficiar com nosso post. Até mais e muito sucesso para você!