Certificado digital foi excluído do token USB: Como proceder nesta situação

Eu constatei que meu certificado foi excluído do token. E agora, o que fazer?

Os certificados digitais são documentos eletrônicos com tempo de validade determinado podendo variar conforme o tipo de certificado adquirido.

Ao comprar um produto deste, entenda antes quais são os dois tipos oferecidos hoje pelas empresas: na forma de arquivo .pfx (conhecido como tipo A1), ou na forma física de um token ou um smartcard (tipo A3). Smart cards e tokens são dispositivos portáteis que funcionam como mídias armazenadoras. Em seus chips são armazenadas as chaves privadas dos usuários. O smart card assemelha-se a um cartão de crédito, sendo necessário um aparelho leitor para seu funcionamento. Já o token tem o formato parecido a um pendrive, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro dispositivo computacional com uma entrada deste formato.

Pode parecer mais um exigência do governo, precisar de mais uma tecnologia para fazer uma assinatura, mas existe um motivo nobre: a segurança digital. O meio virtual é tão vulnerável a fraudes quanto o meio físico. Isso porque nas transações feita na internet, a Assinatura Digital é uma tecnologia que garante de forma incontestável três características: a autenticidade (a informação e a identidade de quem assinou o documento são verdadeiras), a integridade (o documento não foi alterado depois de assinado) e o não repúdio (a pessoa não pode negar que assinou o documento).

Mas quando você se depara com isto: Eu constatei que meu certificado digital foi excluído do token? A maioria dos titulares não sabem o que fazer para resolver este problema quando isso acontece.

Uma vez aconteceu comigo, depois de muita dor de cabeça, entendi o que deveria fazer. Continue lendo este artigo para saber.

Sobre o certificado excluído do token

Imprevistos acontecem com o Certificado Digital como, por exemplo, o de ter certificado excluído do token. E agora?

Antes de seguir este conteúdo, tenha certeza de que não há mais soluções sobre o certificado excluído do token. Neste caso você pode entrar em contato com o suporte do seu certificado digital ou também pode ver os dados que estão dentro do token através do aplicativo que acompanha o token. Limpar as informações do certificado é algo muito sério. Verifique se clicaram em algo que não devia no gerenciador do token.

Agora, imagine a seguinte situação: Você perde as duas chaves que acompanham a fechadura da sua casa, como aquele par de chaves era único da fechadura, você é obrigado a colocar uma nova fechadura com outras duas novas chaves, e claro será cobrado um preço de você por isso. Assim como a chave de casa, com o Certificado Digital acontece o mesmo, pois ele também é único, pessoal e intransferível.

Lembre-se que um certificado digital é emitido uma única vez quando você o compra. Portanto, caso você confirme que no seu caso não tem solução (o certificado excluído do token), saiba que não tem como recuperar o certificado digital porque mesma ainda estando válido, diante dessa situação, você não tem mais chance de usá-lo.

Logo, é necessário primeiramente cancelar o certificado digital, este processo é chamado de revogação. O próximo passo é adquirir outro. Pense que é a mesma coisa de quando você tem um problema, por exemplo, com o par de chaves da sua fechadura e com a sua identidade de papel(RG) que explicamos acima.

Fique agora com o passo-a-passo.

Passo 1: Revogação (cancelamento) do seu Certificado Digital

A revogação de um certificado digital é o processo de cancelamento deste.

Se você descobriu que seu certificado digital foi excluído do token, o dono deverá solicitar a revogação de seu certificado digital.

Todas as empresas, que emitem os Certificados Digitais, têm canais próprios para solicitar a revogação.

Existem duas formas de revogar um Certificado Digital: via Internet ou pessoalmente.

Caso você não saiba, a revogação também deve ser feita em caso de roubo, modificação, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da chave privada correspondente ou da mídia armazenadora, ou ainda quando for constatada informação incorreta no Certificado Digital.

Os exemplos ajudaram na compreensão sobre o que significa revogar o certificado digital?

Realizar a revogação pela web

Para revogar o certificado digital, é necessário seguir o passo-a-passo fornecido pela Autoridade Certificadora responsável pela sua emissão sejam seguidas à risca.

O dono do certificado munido dos dados solicitadas pela Autoridade Certificadora para revogação, deve acessar o site e preencher os dados como solicitado no assistente de revogação online.

O processo estará completo depois que o certificado revogado for incluído na Lista de Certificados Revogados(LCR). A confirmação da revogação será enviada para seu email cadastrado no certificado digital original.

Realizar a revogação presencialmente

O responsável do certificado munido de seus documentos e informações da solicitação como CPF, CNPJ ou da número de solicitação, deve comparecer em um dos locais de atendimento e solicitar a revogação para um agente de registro.

Um Agente de Validação será o responsável por executar o seu processo de revogação. Quando o procedimento for finalizado, você receberá o comprovante de solicitação de revogação e receberá no seu e-mail cadastrado no certificado digital original a confirmação de finalização do processo.

Na impossibilidade de efetuar a revogação pelo site ou pessoalmente, entre em contato com a empresa, pois eles saberão o que fazer neste caso.

É possível recuperar o certificado digital depois que foi revogado?

Uma vez revogado, o certificado, não poderá ser recuperado.. Esse processo cancela totalmente suas funcionalidades. Sendo assim, um novo certificado digital precisa ser comprado pelo portador, por meio da Autoridade Certificadora.

Passo 2: Adquirir um novo certificado digital

Faça a compra de um novo certificado digital. No caso do tipo A3, verifique no local onde for comprar novamente, se você pode reaproveitar o cartão/token para gravar um novo nele. Em caso positivo, você pode adquirir apenas o certificado e a Autoridade Certificadora irá grava-lo no mesmo dispositivo que você já possui, isso é bom porque vai trazer mais economia para você.

Mas talvez surja a seguinte dúvida na hora da compra: O certificado que tinha ainda estava válido por mais 2 anos, a Autoridade Certificadora tem que me dar outro certificado digital? Bem, a resposta é não. Como o certificado digital é único, mesmo que você ainda tenha tempo de validade, pelo fato de ter certificado digital excluído do token, ele não poderá ser mais usado. Portanto é necessário emitir um novo certificado digital e isto é como se você estivesse comprando um novo produto. Saiba que isso é uma mercadoria como outra qualquer, logo, é necessário pagar por isso.

Sugestão: Compare preços antes de adquirir um novo

Já explicamos em outro artigo que não existe certificado ICP-Brasil grátis e o ITI (órgão regulador) não determina os valores praticados pelo mercado de certificação. O custo varia de acordo com a empresa, localidade, com o tipo do certificado oferecido e do período de validade do documento. Assim, deve-se consultar os sites de cada Autoridade Certificadora para obter os preços.

Como não existe uma forma de reativar seu certificado digital com problema, você vai precisar comprar um novo e assim descobrir ofertas é fundamental. Por isso fizemos um buscador de cupons de desconto de certificados digitais para que todos saibam onde está mais barato. Acessa lá!

Extra: como tentar evitar ter certificado digital excluído do token novamente

Apesar de toda facilidade da certificação digital, alguns termos e procedimentos acabam se tornam mais difíceis para quem não tem familiaridade com tecnologia. Por isso é necessários cuidados. Para o bom funcionamento do certificado, é bom adotar alguns procedimentos.

  • Para saber se o problema é no certificado digital ou no sistema que faz uso dele, teste o certificado em outros sistemas, como o e-CAC. Caso funcione, isto significa que o suporte do sistema deve ser acionado.
  • Caso o certificado digital pare de funcionar sem motivo aparente, não tente fuçar no seu interior. Acione o responsável pela tecnologia.
  • Não clique em nada do qual não se tenha certeza. Procedimentos como a inicialização apagam todo o conteúdo do cartão ou token.
  • Não exclua as chaves pública e privada do certificado, isso destruirá seu certificado.

Mantendo esses cuidados você vai prolongar a vida do seu certificado digital e o mais importante, vai evitar prejuízos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a tomar alguma nova decisão e também que você consiga o que você procurou quando encontrou este conteúdo! Boa sorte.